ALERTA - Bolacha maisena, bolo pronto e outro alimentos ultraprocessados vendidos no Brasil têm traços de agrotóxicos
23/05/2024 17:47 em Saúde

Parte dos alimentos ultraprocessados mais consumidos no Brasil tem traços de agrotóxicos.

 

É o que mostra o 3º relatório "Tem veneno nesse pacote", do Idec, o Instituto de Defesa do Consumidor.

 

Foram realizadas análises em 24 amostras de produtos de oito categorias de ultraprocessados que estão entre alguns dos mais consumidos pelos brasileiros, como macarrão instantâneo, biscoito maisena, presunto, bolos prontos, bebidas lácteas e iogurtes voltados para o público infantil, hambúrgueres e empanados à base de plantas, os famosos plant-based, do termo em inglês.

 

De cada categoria, foram selecionados os três produtos com maior volume de vendas, e um exemplar de cada foi submetido a teste capaz de detectar resíduos de até 563 agrotóxicos diferentes.

 

E 12 dos 24 produtos analisados apresentaram resíduos de agrotóxicos. O glifosato, que é um herbicida “provavelmente carcinogênico”, segundo a OMS, foi o agrotóxico que mais apareceu, com resquícios identificados em 7 das 24 amostras analisadas.

 

Ainda de acordo com o relatório do Idec, a farinha de trigo, ingrediente encontrado na crosta dos empanados, no biscoito maisena e no macarrão instantâneo, continua sendo um ingrediente com alta prevalência de contaminação por agrotóxicos, assim como já tinha sido verificado no relatório anterior.

 

RADIO2

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!