SAÚDE - Começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite; mobilização vai até 14/6
28/05/2024 11:24 em Brasil

Começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

 

A mobilização vai acontecer até o dia 14 de junho.

 

O público-alvo da ação são as crianças com idades menores de 5 anos incompletos.

 

A meta é vacinar, no mínimo, 95% dos cerca de 13 milhões de crianças dessa faixa etária em todo o país.

 

Estados e municípios têm autonomia para definir a realização do chamado Dia D de vacinação, mas o Ministério da Saúde sugere que seja no dia 8 de junho.

 

De acordo com a pasta federal, o país está em fase de transição e vai mudar o esquema vacinal da doença.

 

A VIP, que é uma vacina com o vírus inativado, será a única disponível no Brasil para o esquema básico de vacinação contra a poliomielite tanto no sistema público quanto no privado.

 

A VOP, que é a famosa gotinha, que contém o vírus vivo enfraquecido e é aplicada como reforço, não será mais oferecida a partir do segundo semestre deste ano.

 

O reforço da imunização contra a poliomielite no Brasil, portanto, passará a ser feito também com a vacina injetável, de vírus inativado.

 

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais, mas é prevenível por vacina.

 

O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu certificação de eliminação da doença, mas, no ano passado, em razão da queda da cobertura vacinal, foi classificado como país de alto risco para a reintrodução do poliovírus.

RADIO2

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!