Relatório elaborado por empresa especializada em cibersegurança traz o Brasil como o segundo país mais afetado por roubo de cartões de créditos.
Nesse tipo crime, o nosso país só tem menos vítimas que os Estados Unidos.
O relatório levou em consideração informações vazadas de mais de 600 mil cartões de pagamentos em todo o mundo – os dados estavam expostos na chamada deep web, a camada mais profunda e de difícil acesso da internet, uma espécie de submundo da rede mundial de computadores.
73.001 cartões com informações roubadas eram dos Estados Unidos e 39.334, do Brasil.
Na terceira posição, com pouco mais de 35,2 mil cartões com informações roubadas está a Índia.
México e Argentina completam a lista dos países mais atingidos.
De acordo com a empresa de cibersegurança, o roubo de dados acontece por meio da instalação de um programa malicioso desenvolvido para explorar falhas de segurança em redes e dispositivos de acesso à internet.
Especialistas afirmam que um dos principais cuidados para não ser vítima desse tipo de fraude é suspeitar de mensagens e e-mails que oferecem vantagens tentadoras demais.
O ideal também é não clicar em links enviados por desconhecidos ou que estejam em mensagens sobre as quais você desconhece a origem.
Manter programas e aplicativos atualizados também é fundamental, assim como ter um programa antivírus instalado em seu dispositivo.
Radio2