Programação da Sexta-Feira da Paixão nas seis paróquias de Lavras
Lavras
Publicado em 28/03/2024

Sexta-Feira Santa é um dia de grande importância para o cristianismo, pois é considerado, na tradição católica, o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. A Sexta-Feira antecede em dois dias o Domingo da Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.

 

Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada. Muitas pessoas decidem abster-se do consumo de carne vermelha.

 

 

Matriz da Senhora de Sant'Anna

A programação da Matriz da Senhora de Sant'Anna, na região central de Lavras amanhã, Sexta-Feira Santa, dia de jejum e abstinência da carne, vai começar às 7h, com confissão comunitária, e também às 11h. De 9h às 11h, confissões individuais na igreja. Às 9h, Via Sacra: Encenação da Paixão de Cristo, encenada pela Juventude Sant'Anna, nas ruas centrais da cidade. Às 15h, solene Ação Litúrgica. Às 19h, Sermão do Descendimento da Cruz e procissão do Senhor Morto. Solene Ação Litúrgica nas Comunidades: 15h, Nossa Senhora do Carmo; Santo Antônio (cidade); Nossa Senhora das Mercês; São Judas Tadeu (Novo Horizonte); Nossa Senhora Aparecida (Ponte Alta) – Eterna Misericórdia; Santa Cruz (Salto); Nossa Senhora Aparecida (Engenho da Serra); Espirito Santo (Cajuru) e, Santo Antônio nas Três Barras.

 

Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora

A programação na igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, na Zona Norte de Lavras, vai começar às 5h da madrugada com Meditação da Via Sacra, seguida de Celebração Comunitária da Penitência na igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora. Às 15h, solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, Oração Universal, Adoração à Cruz e Comunhão Eucarística. A coleta realizada nesta celebração será destinada a manutenção dos lugares santos. Às 19h, Sermão do Descendimento da Cruz proferido pelo padre José Walter Silva de Carvalho e em seguida, procissão do Senhor Morto.

 

Matriz de São Sebastião

A programação da Matriz de São Sebastião, na Zona Sul de Lavras começa às 15h, com Solene Ação Litúrgica: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Santa Cruz e distribuição da Eucaristia na capela Santa Efigênia. Às 19h30, Sermão no ato do Descendimento da Cruz no adro da igreja Matriz, em seguida, piedosa procissão do Enterro do Senhor, com espírito de recolhimento e oração.

 

Matriz de São Judas Tadeu

A programação da Matriz de São Judas Tadeu, na Zona Norte de Lavras começa com Via Sacra na Matriz às 5h da manhã, 10h, Celebração Comunitária da Penitência, às 15h na Matriz: Solene Ação Litúrgica com Proclamação da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Comunhão dos Fiéis. Às 20h, momento do Calvário na Matriz de São Judas Tadeu.

 

Matriz de Nossa Senhora Aparecida

A Matriz de Nossa Senhora Aparecida, que se localiza na Zona Oeste de Lavras, abre a programação de Sexta-Feira da Paixão com Terço da Misericórdia cantado na Matriz, às 14h. Às 15h, Solene Ação Litúrgica na Matriz e nas comunidades de São Vicente de Paulo, São José (asilo), Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Lourdes, São Sebastião, São José Operário, São João Batista, Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora Aparecida (Formiga), São Geraldo e São Pedro. Às 18h, Sermão do Descendimento da Cruz e procissão Luminosa do Senhor Morto.

 

Matriz de Nossa Senhora de Fátima

 

 

A Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nova Lavras, na Zona Leste de Lavras, abre a programação de Sexta-Feira Santa com Via Sacra às 5h, na igreja Nossa Senhora de Guadalupe, até a igreja Nossa Senhora das Graças, nos Tabuões, em seguida, será servido um café de compartilhamento. Às 15h, na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, constando a Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística. Às 19h, no adro da igreja de Nossa Senhora Guadalupe, ato de Descendimento da Cruz, acompanhado do Sermão. Em seguida, procissão do Enterro do Senhor Morto até a Matriz de Nossa Senhora de Fátima, onde a imagem do Senhor Morto permanecerá exposta para a veneração dos fiéis até o meio-dia de Sábado Santo.

 

Fonte:jornaldelavras

Comentários
Comentário enviado com sucesso!