A vacinação é um assunto muito importante e que deve se debatido por causa da baixa cobertura vacinal, cada vez mais evidente no Brasil, um país que era exemplo para o mundo quando alcançava em suas campanhas 95% de cobertura vacinal, lembrando que a meta necessária de pessoas vacinadas para considerar a doença sob total controle.
Nos últimos anos, com a campanha contrária a imunização fez com que a população ficasse mais vulnerável às doenças e infecções. A não imunização sobrecarrega o serviço de saúde pública, mais pessoas doentes trazem prejuízo para a nação, aumentam os casos de afastamento do trabalho, além de registrar mais óbitos.
Nesta época do ano, quando aproxima o inverno, as doenças respiratórias são mais frequentes. Quando as pessoas não vacinam contra as doenças elas ficam mais receptíveis às enfermidades, cai a imunidade e as vezes pode até morrer.
Em fevereiro deste ano, a Sanofi Medley Farmacêutica, em parceria com a empresa de pesquisa digital, a ALS Perception, realizou uma pesquisa que mostrou que 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento que o vírus da gripe pode agravar doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares e diabete tipo 2, especialmente em idosos.
Com o intuito de aumentar a cobertura vacinal da população, a Prefeitura de Lavras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover neste sábado, dia 13, das 8h às 16h30, sem intervalo para o almoço, o Dia D de vacinação contra a gripe.
Dos postos de saúde de Lavras, 15 estarão abertos para promover a vacinação, são eles: Chacrinha, Novo Horizonte, Lavrinhas, Caminho das Águas, Serra Verde, Vila São Francisco, Jardim Floresta, Água Limpa, São Vicente, PSF 10 Zona Rural, Nova Lavras, Jardim Glória, Cruzeiro do Sul, Cascalho e Dona Wanda.
A gripe pode matar e você pode evitar isso. Se você faz parte do grupo prioritário, vacine, a vacina é o meio mais eficaz de evitar doenças. Para receber a vacina, é preciso levar o cartão de vacina se tiver, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identidade.
fonte:jornaldelavras