Que brasileiros e italianos são apaixonados por carros, todo mundo sabe, mas agora essa afirmação tem como base dados técnicos. De acordo com levantamento feito pela consultoria Bain & Company, um em cada dez brasileiros recomenda uma marca de carro devido a uma ligação emocional.
Você sabe como chamam os apaixonados por carros? Não há, em português, uma expressão equivalente para "gearhead". Literalmente, a tradução é "cabeça de engrenagem", mas ela tem um significado bem mais amplo e serve para identificar pessoas fanáticas por automóveis, motores, pilotos, marcas, corridas e máquinas de alto desempenho. São pessoas que realmente conhecem a história dos carros, são pessoas que falam muito e pensam muito em carros.
O lavrense tem história que liga aos automóveis, tudo começou em 1919, quando aqui rodou o primeiro carro pertencente a um lavrense, foi um Ford T do Coronel Aureliano de Andrade Botelho, daí para frente foi amor a primeira vista. Até corrida de carro teve em Lavras, foi em 1925. Outra coisa que pouca gente sabe, mas Lavras já teve um campeão mundial de Kart, em 1995, foi Gastão Fráguas Filho.
Em Lavras esses gearhead vão se encontrar neste sábado e domingo, dias 13 e 14, respectivamente, o encontro será na praça Augusto Silva, a principal praça da cidade, para participar de um evento que realmente atiça a curiosidade das pessoas, será o 14º Encontro Anual de Veículos Antigos de Lavras.
O evento começa no sábado, dia 13, às 14h, e no domingo, será de 9h às 16h.
A praça se tornará um espaço para contar a história do automóvel e quando se fala em carros antigos, o primeiro nome que vem a nossa memória de Paulo de Oliveira Alves, o Paulinho do Piano. Este ano, os organizadores vão homenageá-lo instituindo um troféu com seu nome.
O proprietário do veículo mais antigo vai receber o troféu Paulo do Piano, o conhecido músico e homem ligado à cultura. A escolha pelo seu nome para denominar o troféu, se deve a vários fatores, mas os colecionadores de hoje sabem que Paulinho foi um dos responsáveis pela preservação da história do automóvel em Lavras, além dele, é necessário citar também mecânicos da velha guarda, a maioria dos carros antigos que estão nas mãos dos colecionadores de Lavras hoje, já passaram pelas mãos de João Foguete e seu irmão Dirceu, Paulo Preto, Almerindo Jerônimo, Zôra, Ismael da Ford, Fumacinha da Fiat, Zé Barba, dos radiadores, Eugênio Mendonça, o Sardinha e tantos outros.
A exposição é idealizada e organizada pelo Clube dos Veículos Antigo de Lavras, com o apoio de outros grupos de colecionadores. Além do comércio local e órgãos de imprensa.
Quem quiser saber mais informações sobre este evento que vai movimentar a cidade neste final de semana, poderá ligar para: Paulo, telefone: (35) 9 8432-2554; Wanderlei, (35) 9 9205-3939 e (35) 9 9124-4377; e Carlos, do Mercado de Pulga, (35) 9 9128-8265.
Jornaldelavras.