Lavras não registra indícios de chuva para o dia de hoje, contabilizando mais de 120 dias consecutivos sem precipitação contínua.
Com a intensificação de uma massa de ar seco sobre Minas Gerais, a frente fria perde força e a tendência para os próximos dias é de elevação da temperatura e aumento do tempo seco, o que é danoso para a saúde, sobretudo de idosos e crianças.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de , sábado, uma nova onda de calor vai atingir Lavras e o domingo, primeiro dia de setembro, será de temperatura alta. A mínima prevista é de 13ºC e a máxima de 30ºC.
Os três primeiros dias de setembro serão de calor em Lavras. Na segunda-feira, dia 2 e na terça-feira, dia 3, as temperaturas se elevam e as mínimas serão de 14ºC, mas as máximas de 33ºC e 34ºC, respectivamente.
Pelo menos até terça-feira, dia 3, não tem previsão de chuva para Lavras e o ar seco predomina. Na terça-feira ele chega aos 23% e aos 66%, o que está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As recomendações da Defesa Civil e das autoridades de saúde são que a população hidrate-se durante o dia, durma em local arejado e umedecido, evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e, em caso de problemas respiratórios, procure imediatamente um posto de saúde mais próximo.
Jornaldelavras.