Uma idosa de 61 anos, moradora do bairro Jardim Glória, em Lavras, foi vítima de um golpe de estelionato, nesta segunda-feira, dia 11 de novembro. Ela relatou que, por volta das 18h10, recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como funcionária do Banco Bradesco. A suposta atendente informou que haviam sido realizados empréstimos em sua conta bancária e perguntou se a vítima reconhecia as transações.
Desconfiada, a idosa confirmou que não havia autorizado os empréstimos. Na sequência, a pessoa na ligação orientou que a senhora acessasse o aplicativo do banco e inserisse o CNPJ fornecido para identificar o responsável pela transação. Ao fazer isso, ela constatou que um empréstimo de R$ 24 mil reais e outro de R$ 4 mil reais haviam sido liberados sem sua autorização.
A idosa, suspeitando de um golpe, encerrou a ligação e entrou em contato diretamente com o suporte do banco, onde foi orientada a registrar um boletim de ocorrência e trocar a senha de sua conta. Ela relatou, no entanto, que enfrentou dificuldades para alterar a senha pelo aplicativo.
A idosa, ao confirmar a veracidade de sua declaração, ressaltou sua consciência sobre a gravidade de falsificação em documentos. Ela teme que, além da fraude financeira, ainda enfrente dificuldades para resolver o caso junto ao banco. O caso foi registrado pelas autoridades, que reforçam o alerta sobre golpes que se aproveitam da vulnerabilidade de idosos.
Esses golpes, conhecidos como "fraudes bancárias", têm se tornado comuns, especialmente entre pessoas idosas, alvo recorrente dos criminosos pela maior tendência em confiar em ligações e abordagens telefônicas. A polícia orienta a população a nunca fornecer dados pessoais ou realizar operações a pedido de terceiros e a sempre contatar diretamente a instituição financeira em casos suspeitos.
Frederico Mesquita - Jornalismo Rádio Cultura FM